O Tesouro Direto é um Programa do Tesouro Nacional desenvolvido em parceria com a B3 para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma 100% online, pois antes somente era vendido a pessoas juridicas.
O que são os títulos públicos? são títulos da dívida pública. Antes vamos entender como é calculado a dívida pública.
Dívida Pública
Depois de calculados as Receitas (impostos (IOF, IRPF, IRPJ, IPI, PIS, etc), dividendos, aluguéis, venda de bens, venda de títulos públicos, indenizações subtraído os desembolsos e do total subtraído os juros da dívida pública, caso essa valor for positivo, o ano terminou com um superávit, todas as contas no positivo, caso for negativo, terminou em déficit, significa que o governo não tem dinheiro para quitar todas as suas obrigações, Agora ele vai ter que pedir emprestado.
Apesar do BACEN ser o banco do governo, o governo não pode pedir dinheiro emprestado diretamente ou banco, por causa da constituição de 1988. Dentre as funções do Banco têm uma delas é a reserva de moeda do governo e manipulação da moeda do mercado. (ainda vou fazer um vídeo falado sobre o banco central).
Através da Secretaria do tesouro nacional é feita a emissão de títulos da dívida pública que são: tesouro pré -fixado, tesouro selic, tesouro ipca +, tesouro Ipca + c/ juros semestrais.
Esses títulos são vendidos no mercado primário através de leilões com a instituições financeiras credenciadas na Selic e vendidas posteriormente no mercado secundário para pessoas físicas e jurídicas. Esses papéis ficam custodiados no Banco Central e no Cetip.
Cada tesouro dentro do seu planejamento financeiro, têm um objetivo, porque ele remunera de formas diferentes. Então temos que usá-los de forma inteligente para não perdermos dinheiro
- Tesouro selic – LFT (Letra Financeira do Tesouro)
- Tesouro pré-fixado – LTN (Letra do Tesouro nacional)
- Tesouro pré-fixada com juros semestrais – NTN-F (Notas do Tesouro nacional – Série F)
- Tesouro IPCA – NTN-B principal (Notas do Tesouro nacional – Série B)
- Tesouro IPCA com juros semestrais – NTN-B (Notas do Tesouro nacional – Série B)
Antes de tudo vamos esclarecer:
O tesouro direto é seguro? Sim, muito seguro, pois quando o governo federal falir já terá falido tudo em volta.
Tesouro selic – LFT (Letra Financeira do Tesouro)
São títulos pós-fixados com rendimentos definidos pela média da taxa selic, garantindo uma rentabilidade de mercado ao investidor. o valor do resgate dá se pelo valor da taxa selic + um rendimento acumulado desde a data base do título.
Ele é recomendado para fazer a reserva de emergência, pois tem liquidez diária, para investimento de curto prazo e tem baixo risco no caso de venda antecipada.
Tesouro pré-fixado – LTN (Letra do Tesouro nacional)
Possui valor de 1000,00 e vendido com deságio, ou seja, o valor que se compra hoje é o valor de 1000 – os juros acumulados do dia da comprar até o vencimento.
Garante rentabilidade fixa, você sabe exatamente quanto vai receber no vencimento, ideal para metas de curto e longo prazo.
Desvantagens: preço do título tem marcação a mercado, problema principalmente na venda antecipada. Para os títulos com juros semestrais: recomendados para quem já vive de renda.
Tesouro IPCA
São títulos pós-fixados com rendimentos atrelados a um indicador, nesse caso o IPCA (inflação) + uma taxa fixa que te protege da inflação, rentabilidade acima da inflação, ideal para longo prazo. recomendado principalmente para fazer uma aposentadoria.
Por último, vamos responder algumas perguntas sobre o tesouro direto:
- Pode investir mais de uma vez? Pode investir se puder até todos os dias
- Pode retirar o valor investido antes do vencimento? Pode, mas pode sofrer com a marcação a mercado, podendo perder dinheiro no curto prazo
- Tem imposto de renda? tem sim. alíquota regressiva 22,5% até 180 dias, 20% 181 -360 dias, 17,5% de 361 – 720 dias, 15% 721 dias em diante. Retirado direto da fonte.
- Tem IOF? tem apenas para resgate antes de 30 dias e o valor pago é regressivo.
- Qual o horário de funcionamento? das 9h30 até as 18h.
- Tenho que comprar um título inteiro? não, precisa pode-se comprar 1% do título ou 0,01.
- Limite de investimento? 1 milhão de reais.
- Quanto tempo o dinheiro vai estar na conta? em D+1.
- Qual o valor mínimo que posso investir? depende do título. o tesouro selic 130,82, o tesouro pré-fixado entre 30 -40, tesouro IPCA entre 30 – 60, depende do título que você for comprar.
Temos outros post sobre investimentos, venha verificar!